GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

TESOUROS DO QUÊNIA E TANZÂNIA

Com a Singular Etiópia ( SAFÁRI )
15 dias / 13 noites
Nairóbi, Addis Ababa, Lalibela, Arusha, Ngorongoro, Serengeti, Masai Mara e Nairobi

Compartilhe:

ABERTURA:

UMA VIAGEM EMOCIONANTE QUE APRESENTA UMA ÁFRICA DE DIVERSOS ASPECTOS. Do homem primitivo, ao Reino de Sabá e a religiosidade de Lalibela na Etiópia até os safaris fotográficos nas savanas do Quênia e Tanzânia presenciando uma das mais emocionantes manifestações da natureza. Sem dúvida, uma viagem de grandes descobertas!

SÍNTESE DO ROTEIRO:

3 noites em Addis Ababa, a histórica e diplomática capital da Etiópia.

2 noites na singela Lalibela, lar das impressionantes igrejas monolíticas, Patrimônio Cultural da Humanidade.

2 noites em Nairóbi, a surpreendente capital do Quênia.

2 noites na inigualável reserva de Ngorongoro, e sua exuberante floresta.

2 noites na reserva de Serengeti, o mais antigo da Tanzânia.

2 noites em Masai Mara, uma das maiores e mais lindas reservas de vida selvagem na África.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 15º dia no desembarque no Brasil.

Voos internacionais e domésticos no exterior.

Hospedagem em hotéis de primeira categoria, primeira superior e luxo moderado conforme descrito no programa.

Serviço de maleteiros na chegada e saída em todos os hotéis (1 mala por pessoa).

13 cafés da manhã tipo buffet + 21 refeições ao longo do roteiro.

Passeios com acompanhamento de guia local especialista, em idioma espanhol ou eventualmente em inglês.

Safáris com acompanhamento de motoristas especializados e guia especialista.

ATRAÇÕES:

A carismática Etiópia, com sua complexa capital Addis Ababa que impressiona com seus monumentos de arquitetura diferenciada, e nos apresenta importantes museus cujas exposições sobre a cultura etíope milenar mostra um mundo antigo e místico.

Lalibela, o solo sagrado da Etiópia, uma das maravilhas da humanidade e a maior atração deste surpreendente país.

Conhecendo Nairóbi, a exótica capital do Quênia.

Transporte em veículos 4x4 tipo Land Rovers pelos cenários estonteantes das savanas africanas.

Safáris fotográficos pelas reservas de Masai Mara e Serengeti que nos levará ao encontro de leões, rinocerontes, búfalos, girafas, elefantes, gnus e muitos outros animais que habitam este lugar fantástico.

Visita ao inigualável ecossistema da Reserva Nacional de Ngorongoro e sua exuberante floresta.

Uma viagem emocionante, que cativa por lugares singelos e a explosão de uma natureza deslumbrante.

INGRESSOS INCLUÍDOS:

Etiópia: Museu Nacional; Museu Etnográfico; Igrejas Monolíticas.

Nairóbi: Museu Karen Blixen.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem.

A Etiópia ainda é um destino pouco explorado pelo turismo, sendo isso um privilégio, e não um problema, mas exige dos viajantes um espírito de flexibilidade e compreensão. A rede hoteleira em geral é simples, procuramos acomodar nos melhores hotéis disponíveis nas cidades visitadas e a gastronomia etíope é baseada em vegetais e ingredientes naturais. As regulamentações alfandegárias são rígidas, por isso não transportar mais do que um dispositivo eletrônico básico e lembrancinhas que imitam artefatos históricos devem ser aprovadas pelo Museu Nacional em Adis Ababa, caso contrário podem ser confiscadas nas alfândegas dos aeroportos antes de deixarem o país, sendo assim, recibos devem ser sempre mantidos. Em muitos lugares, taxas são cobradas por fotos tiradas das pessoas, e taxas de vídeo podem ter valores altos se feitos em Parques Nacionais e outros locais protegidos.

PROIBIÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS NO QUÊNIA: à fim de reduzir os impactos ambientais, o Quênia tornou ilegal a fabricação, importação e utilização de sacolas plásticas. A proibição se aplica a todos os tipos de sacos plásticos descartáveis e, na chegada ao país, caso sejam identificados sacos plásticos na bagagem, os mesmos serão confiscados no aeroporto. O descumprimento dessa norma poderá implicar no pagamento de multas ou até prisão. A partir de Jun.05'2020, também será proibido o uso de qualquer plástico descartável (como copos, pratos, talheres de plástico e etc.) em todas as áreas protegidas do Quênia.

1º dia – Sáb. – BRASIL

Comparecimento ao Aeroporto Internacional de São Paulo para assistência da nossa equipe no aeroporto.

2º dia – Dom. – BRASIL/ ADDIS ABABA

Embarque em voo da Ethiopian Airlines às primeiras horas da manhã com destino a Addis Ababa. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Sheraton ou similar.

3º dia – Seg. – ADDIS ABABA

Addis Ababa é a capital diplomática da África abrigando a sede da Organização da União Africana e a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África. Iniciamos nossa visita seguindo para o Monte Entoto, o ponto mais alta da cidade com 3.200 metros acima do nível do mar, local escolhido pelo imperador Menelik II para construção de seu palácio em 1887. O complexo abriga ainda a Igreja Entoto Mariam e um museu de artefatos etíopes. De regresso à cidade, faremos uma parada no colorido Mercado Shero Meda para em seguida visitar o Museu Nacional, um dos mais importantes da África Subsaariana. Nele estão em exposição ossadas com mais de 3,5 milhões de anos, inclusive a cópia da ossada da famosa Lucy, esqueleto do nosso mais antigo ancestral. No Museu Etnográfico, saberemos mais sobre a rica diversidade étnica da Etiópia. Finalizaremos com visita ao Merkato, considerado o maior mercado ao ar livre da África.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

4º dia – Ter. – ADDIS ABABA/ LALIBELA

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino à Lalibela, lar das igrejas monolíticas. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Mezena Lodge ou similar. No final do século XII, após um sonho, o rei Mesqel Lalibela, construiu uma série de igrejas escavadas na rocha , a qual chamou de “Nova Jerusalém”. Esculpidas a partir da rocha do nível do chão para baixo, tais edifícios parecem ser uma criação sobre humana, formando um solo sagrado indescritível, que impressiona àqueles que o contemplam. Foram 11 igrejas nomeadas pelo rei, e vamos explorar o primeiro grupo de seis entre elas, a Bet Medhane Alem, a maior e construída como um templo grego. Há cerca de 8 séculos, que essa Jerusalém etíope, surpreende seus visitantes. Ao final da visita, regresso ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

5º dia – Qua. – LALIBELA

Pela manhã, seguiremos em direção ao Mosteiro Nakuto Laab, um exemplo simples, mas fascinante das igrejas monolíticas. Visitaremos também um segundo grupo de igrejas. Acredita-se que várias igrejas tenham origem secular, e que algumas antecedem o reinado de Mesqel Lalibela. Entre elas, visitaremos Bet Giyorgis, a mais elegante e majestosa delas, um pouco isolada em um terraço inclinado, cujo acesso pode ser alcançado através de um túnel. Depois da visita, seguiremos para o mercado aberto de Lalibela e finalizaremos o nosso dia, experimentando a hospitalidade etíope em uma cerimônia tradicional do café, lembrando que a Etiópia é o berço do café. A lenda de Kaldi, mito ou não, o fato é que o fruto do café saiu de solo etíope para o mundo. Na Etiópia, beber o café é um ritual valorizado e respeitado.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

6º dia – Qui. – LALIBELA/ NAIRÓBI

Chegou a hora de se despedir deste país tão singular. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com conexão em Addis Ababa e destino a Nairóbi, a capital do Quênia. Chegada, recepção e traslado ao Nairobi Serena Hotel ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

7º dia – Sex. – NAIRÓBI/ ARUSHA/ NGORONGORO

Pela manhã bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Arusha, cidade agrícola na Tanzânia. Chegada e após trâmites alfandegários, traslado em veículo 4x4 em direção a Ngorongoro, um gigantesco vulcão extinto com 250km² de extensão. Durante o trajeto teremos almoço em tradicional fazenda. Ngorongoro possui quatro habitats principais: os pastos, que servem de alimento para os gnus, zebras e muitos outros que, por sua vez, servem de alimento aos grandes predadores, os leões; o lago Mekat, atrai flamingos e outros pássaros; os pântanos, garantem aos animais água fresca e a floresta Lerai é o habitat de macacos, babuínos, antílopes, elefantes e rinocerontes. Um destino obrigatório para quem visita o admirável mundo africano. Chegada e hospedagem no Ngorongoro Serena Lodge ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

8º dia – Sáb. – NGORONGORO

Dia inteiramente dedicado aos safáris na cratera, o ponto alto de nossa viagem, incluindo um almoço tipo piquenique. Localizada no norte da Tanzânia, entre o Monte Kilimanjaro e o Lago Vitória, a cratera faz parte da área de conservação ambiental, que soma cerca de 8.300km². Contidos dentro dos limites da gigantesca caldeira do extinto vulcão, residem milhares de animais. É um verdadeiro mosaico dos ecossistemas do leste africano.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

9º dia – Dom. – NGORONGORO/ SERENGETI

Pela manhã, após o café da manhã, seguiremos em direção a reserva de Serengeti. O Parque Nacional do Serengeti, é o mais antigo da Tanzânia e a parte sul é a mais vasta do ecossistema Serengeti-Mara. O parque é tão extenso que nos passa a sensação de estar vendo os confins da terra, com a savana se estendendo até a linha do horizonte. Contudo, após as chuvas, o cenário se transforma em imensos gramados verdes enfeitados por flores silvestres. Chegada, almoço e hospedagem no Serengeti Serena Lodge ou similar. No período da tarde, faremos nosso primeiro safári nesse incrível lugar.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

10º dia – Seg. – SERENGETI

O dia de hoje é inteiramente dedicado aos safáris nos grandiosos cenários do Serengeti, que está localizado entre o norte da Tanzânia e o sudoeste do Quênia. É uma imensa área (aproximadamente 40.000km²) de vegetação gramínea, com árvores e arbustos espaçados, característica típica das Savanas. Toda essa abundância de pastagens atrai para a região, uma grande quantidade de animais herbívoros, como zebras, gnus e todos os tipos de antílopes africanos. As grandes manadas por sua vez, atrai os predadores, então podemos imaginar a grande movimentação que ocorre fazendo do Serengeti um ecossistema perfeitamente equilibrado. Serengeti, na língua da tribo dos Masai, significa “imensas planícies”. Tenha em mãos seu binóculo e a sua máquina fotográfica, pois a qualquer momento, poderá ser surpreendido por verdadeiros espetáculos da natureza.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

11º dia – Ter. – SERENGETI/ MASAI MARA

Pela manhã, partida em direção à fronteira Tanzânia com Quênia. Prosseguiremos em direção a Masai Mara, considerado a grande joia da coroa da vida selvagem queniana. Seu território é caracterizado principalmente por pastagem aberta e savana intercaladas com colinas verdes e bosques de acácias, pântanos e florestas fluviais. Durante o trajeto, faremos um safári e teremos um almoço tipo piquenique. Chegada para hospedagem no Mara Serena Lodge ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

12º dia – Qua. – MASAI MARA

Hoje continuaremos com maravilhosos safáris fotográficos pela reserva de Masai Mara. No decorrer de nosso safári, poderemos nos deparar com os lendários povos Masai, cuja vida e cultura gira em torno do gado, o qual representa sua riqueza, e devido a atenção necessária com a criação, eles são nômades e vivem integrados a todo esse mundo animal. Opcionalmente você poderá admirar a imensa vastidão do Masai Mara fazendo um passeio de balão, ao amanhecer. É uma experiência única. Depois desse dia cheio de emoções, vamos recarregar as nossas energias aproveitando da infraestrutura do nosso lodge.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

13º dia – Qui. – MASAI MARA/ NAIRÓBI

Depois de vivenciarmos encantadores e surpreendentes dias, em meio a natureza selvagem e de belezas incontestáveis, finalizaremos nosso circuito de safáris e seguiremos viagem em direção a Nairóbi, a exótica e surpreendente capital do Quênia. Apesar de estar bem próxima das reservas naturais, parques e safáris, é o polo econômico do país, com muitas indústrias. Seu nome na língua Masai significa lugar de águas frias. Iniciaremos nossa visita com o museu Karen Blixen, construído na antiga fazenda de café onde morou a escritora dinamarquesa que lançou o Quênia para o mundo em seu livro popularizado pela versão hollywoodiana no filme “Entre Dois Amores”. No acervo constam os cenários descritos no livro, um retrato da vida local no início do século XX. Nairóbi está entre as capitais dos contrastes. Tour panorâmico passando por seus principais pontos turísticos. Hospedagem no Hotel Nairobi Serena ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º dia – Sex. – NAIRÓBI/ ADDIS ABABA

Logo após o café da manhã, conheceremos o encantador Orfanato de Elefantes, o primeiro centro a cuidar de elefantes bebês órfãos. No local é feito todo um trabalho para suprir a falta dos pais e, futuramente sua reintegração à natureza. Após a visita, traslado para o aeroporto para embarque com destino a Addis Ababa. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Sheraton ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

15º dia – Sáb. – ADDIS ABABA/ BRASIL

Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso ao Brasil. Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo à tarde do mesmo dia.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS:

Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.

Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira, primeira superior ou turística em cidades onde não tenha outra categoria, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas.

Café da manhã tipo buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários.

Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” - menu fixo.

Visitas em ônibus privativos com guias locais falando português ou espanhol ou eventualmente em inglês.

Traslados dos aeroportos aos hotéis (e vv.) em ônibus privativo, mini ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português ou espanhol, ou eventualmente falando inglês.

Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).

Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.

Cartão de Seguro e Assistência Internacional - April Plano Internacional Mundial.

Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:

Taxas de embarque nos aeroportos (Ver custo na tabela de preços).

Refeições não mencionadas como incluídas.

Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.

Passeios opcionais.

Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.

Gastos com passaportes e vistos.

Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.

A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA:

Cia. Aérea: Ethiopian Airlines.
Inscreva-se no plano de milhagens.
1. São Paulo/ Addis Ababa
2. Addis Ababa/ Lalibela
3. Lalibela/ Addis Ababa/ Nairóbi
4. Nairóbi/ Addis Ababa
5. Addis Ababa/ São Paulo
Emissão no exterior:
Nairóbi/ Arusha.

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES:

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir o valor das classes promocionais de grupo.

GUIA BRASILEIRO:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 15º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA:

Cobertura Trip Protector + Cartão de Seguro April.

VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro):

Etiópia: É necessário visto, que pode ser obtido à chegada no Aeroporto de Addis Ababa. Como não emitem visto de múltiplas entradas, será necessário requerer o visto a cada entrada pagando uma taxa de aprox. US$ 52 cada. Também é preciso apresentar passagem aérea ida/volta confirmada, comprovante de acomodação (voucher do hotel) e disponibilidade de recursos financeiros para a estadia.

Quênia: Poderá ser obtido no desembarque no aeroporto, mediante pagamento da taxa (US$ 50 aprox.) + Taxa de fronteira (Saída Tanzânia/ Quênia aprox. US$ 50).

Tanzânia: Mediante formulário preenchido + cópia escaneada do passaporte ( legível da página com dados pessoais) + uma foto digitalizada (mesmo tamanho do passaporte).

Passaporte Brasileiro: validade mínima de 6 meses e mínimo de 3 páginas em branco para os carimbos de controle de imigração de cada país.

VACINAS:

Certificado Internacional contra Febre Amarela (emitido no mínimo até 11 dias antes do embarque).

Gostou deste roteiro? Solicite mais informações.