GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

CAZAQUISTÃO, QUIRGUISTÃO E UZBEQUISTÃO

A Rota dos Encontros
17 dias / 15 noites
Almaty (Cazaquistão), Bishkek, Burana (Quirguistão), Tashkent, Bukhara, Samarcanda (Uzbequistão) e Istambul (Turquia).
2024: Ago. 20; Set. 24
ALMATY BUKHARA BISHKEK TASHKENT
Compartilhe:

ABERTURA

Nesta viagem vamos encontrar parte da histórica Rota da Seda, desvendando esses tesouros da Ásia Central como Cazaquistão, o Quirguistão e o Uzbequistão que guarda uma das maiores concentrações de arquitetura islâmica do mundo. Uma viagem sob medida para aqueles que têm o espírito despojado e aventureiro.

SÍNTESE DO ROTEIRO

• 2 noites na cosmopolita e fascinante Istambul. Sendo uma no início e uma no final do tour, para que a viagem de ida e volta seja mais tranquila.
• 2 noites em Almaty, antiga capital do Cazaquistão e principal centro financeiro e cultural do país.
• 3 noites em Bishkek, capital e principal centro cultural do Quirguistão.
• 3 noites em Tashkent, a capital do Uzbequistão. Sendo duas no início e uma ao final do tour.
• 2 noites em Bukhara, a cidade mais sagrada na Ásia Central.
• 2 noites na bela Samarcanda, a cidade em 50 tons de azul.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

• Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 17º dia no desembarque no Brasil.
• Voos internacionais e domésticos no exterior incluídos.
• Hospedagem em hotéis de categoria turística superior, primeira e primeira superior conforme descrito no programa.
• Serviço de maleteiros na chegada e saída em todos os hotéis (1 mala por pessoa).
• 15 cafés da manhã tipo buffet + 10 refeições ao longo do roteiro.
• Acompanhamento de guia local especialista em idioma espanhol ou inglês durante as visitas e passeios previstos.
• Bilhetes em trem incluídos nos trechos: Bukhara/ Samarcanda/ Tashkent.

ATRAÇÕES

• Cazaquistão com sua antiga e primeira capital Almaty aos pés das montanhas Tian Shan é uma cidade vibrante e de fortes influências russas, o que lhe proporciona uma aparência monumental.
• Quirguistão com sua capital Bishkek que combina tradição e modernidade, proporcionando: a oportunidade de explorar a cultura quirguiz, desfrutar de paisagens montanhosas deslumbrantes e experimentar uma mistura única de influências culturais.
• Uzbequistão com tours completos em Tashkent, Bukhara e Samarcanda “As cidades de cúpulas e minaretes azuis” que provocam suspiros de admiração. a cada momento. Apreciando seus deslumbrantes monumentos culturais e arquitetônicos: mesquitas, madrassas, mercados, mausoléus, minaretes e fortificações, considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Com experiências que permitem interagir com seu povo simples e acolhedor, seus costumes e tradições, marcados por uma profunda religiosidade, circulando entre bazares agitados e ruas repletas de construções em tom ocre, a cor do deserto.
• Pernoites em Istambul, uma na ida para tornar a viagem até o Cazaquistão mais relaxante e uma no fim do tour para tornar a viagem mais tranquila. o retorno ao Brasil mais tranquilo.

INGRESSOS INCLUÍDOS

• Tashkent: Mesquita Sexta-feira; Madrassa Barak Khan; Mausoléu Kaffal-Shash.
• Bukhara: Madrassas de Ulugbek e Abdulaziz; Complexo de Lyabi-Hauz; Mausoléu Samanids; Fortaleza Ark.
• Samarcanda: Madrassas Sher-Dor e Tillya-Kari; Mesquita Bibi Khanim; Complexo Shakhi-Zinda; Observatório Ulugh-Bek; Mausoléu Gur-Emir.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.
Como o Uzbequistão viveu anos de isolamento, os hotéis, transportes e a infraestrutura visando o turismo começaram a ser desenvolvidas somente nos últimos anos, podendo não alcançar completamente nossas expectativas. A qualidade dos hotéis na Ásia Central, não correspondem à qualidade europeia de hotéis. Alguns lugares históricos cobram uma taxa de aprox. US$10 a US$20 para filmar ou fotografar os monumentos.

1º DIA – TER. – BRASIL/ ISTAMBUL

Assistência da nossa equipe no aeroporto internacional de São Paulo, para embarque com destino a Istambul.

2º DIA – QUA. – ISTAMBUL

Embarque em voo da Turkish Airlines às primeiras horas da manhã, com destino a Istambul. Chegada à noite do mesmo dia, desembarque e traslado ao Hotel Barcelo ou similar.

3º DIA – QUI. – ISTAMBUL/ ALMATY

Dia para desfrutar desta vibrante cidade. Ao fim do dia, traslado ao aeroporto para embarque em voo da Turkish Airlines com destino a Almaty no Cazaquistão.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º DIA – SEX. – ALMATY

Chegada pela manhã a Almaty, recepção e traslado ao Hotel Rixos ou similar. A manhã está reservada para descanso e recuperar as forças. Após o almoço vamos conhecer esta intrigante cidade. Sua localização aos pés das montanhas Tian Shan a torna uma cidade de grande beleza natural. Nossa primeira visita será ao Parque dos 28 Guardiões Panfilov, uma praça belíssima onde está o expressivo monumento à Guerra Pátria (II Guerra Mundial). Nesta mesma área está a Catedral da Ascensão, um belíssimo exemplar da arquitetura ortodoxa russa. Outro destaque é o Museu Nacional dos Instrumentos Musicais, são mais de 1.000 objetos em exposição, alguns deles raríssimos que datam do século XVII. Para conhecer um pouco mais do espírito da cidade, o estilo de vida, cores e sabores, seguiremos até o Bazar Verde (Zelenny Bazar). Que tal degustar a Kumis uma curiosa bebida feita de leite de égua fermentada ou o Shubat, leite de camela, bastante comum no Cazaquistão? Ao fim do passeio retorno ao hotel para noite livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

5º DIA – SÁB. – ALMATY/ ALDEIA CAZAQUE/ ALMATY

Pela manhã deixaremos a cidade rumo a uma típica aldeia cazaque, os Hunos, um complexo etnográfico, que inclui uma mostra de tradições, cultura, costumes, artesanato e identidade nacional do estilo de vida nômade e do povo cazaque. Logo da chegada seremos recebidos com um ritual Shashu em que são atirados chocolates para os convidados como símbolo de boa sorte. Será um dia de muitas atividades como a arte de criação do feltro, a montagem de uma yurta, jogos a cavalo, danças típicas, música e a comida cazaque. Após o almoço aprenderemos a cozinhar o Baursak, o delicioso pão cazaque. Retorno a Almaty para conhecer uma de suas principais atrações: o parque Kok-Tobe localizado nas encostas da montanha que se eleva 1.130 metros acima da cidade. Um teleférico nos levará ao mirante de onde se abre um maravilhoso panorama das montanhas e da cidade. Fim do passeio retorno ao hotel para noite livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º DIA – DOM. – ALMATY/ MADEO/ BISHKEK

Tome seu café da manhã tranquilamente pois logo após seguiremos até o desfiladeiro de Madeo próximo a Almaty. Trata-se do estádio de patinação mais alto do mundo e uma das atrações mais importantes da cidade. Da chegada subiremos de teleférico até a estação de esqui Shymbulak que está localizada no pitoresco vale Trans-Ili Alatau, a uma altura de 2.200 metros acima do nível do mar. Durante o verão a pista de patinação é transformada em uma arena esportiva com quadras de hóquei, basquete, mini futebol, vôlei, pista de skate e área inflável para as crianças. A paisagem nesta região é de tirar o fôlego. Tempo livre para fotos e seguiremos de volta para o aeroporto de Almaty para embarque em voo com destino a Bishkek no Quirguistão. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no Hotel Hyatt Regency ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

7º DIA – SEG. – BISHKEK

Hoje é dia de explorar a capital do Quirguistão. Nosso tour nos levará a bela praça Ala-Too no coração da cidade e onde ocorre a troca da guarda. Originalmente conhecida como praça Lenin durante a era soviética seu nome foi alterado após a independência do Quirguistão em 1991. O nome significa “montanhas coloridas”. No centro da praça está o Monumento ao Herói da Independência, o Museu Histórico do Estado, acomodado num enorme cubo de mármore branco e a estátua de Lenin. Outro edifício icônico é o prédio do antigo parlamento com sua monumental colunata branca e a casa do governo, também conhecida como Casa Branca. Bishkek é uma cidade relativamente jovem com um aspecto bastante soviético, monumentos em profusão e grandes praças e parques como o Dubovy nos arredores da cidade. Retorno ao hotel para tarde e noite livres. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

8º DIA – TER. – BISHKEK/ TOKMOK/ BISHKEK

Após o café da manhã seguiremos em curta viagem pelas montanhas até a cidade de Tokmok. A cidade tem raízes históricas profundas que remontam à era da Rota da Seda quando servia como importante centro de comércio e parada para as caravanas. Nela está o complexo Burana, uma antiga cidade e fortaleza com um minarete em ruínas, tombado como Patrimônio Mundial da Unesco. A torre foi construída no século XI e é o principal vestígio da antiga cidade de Balasagyn. Seu nome "Burana" deriva da palavra mal pronunciada "Monara", que significa Minarete. Burana é uma janela para a história antiga do Quirguistão e um lugar fascinante para explorar. Tempo livre para fotos e explorar o complexo arqueológico. Logo em seguida almoço em restaurante local e retorno a Bishkek. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º DIA – QUA. – BISHKEK/ TASHKENT

Hoje é dia de deixarmos o Quirguistão para seguirmos rumo ao impressionante Uzbequistão, mas antes ainda há tempo para conhecer uma das regiões mais belas e mais visitadas do país. Pela manhã seguiremos ao Parque Nacional Ala Archa nas montanhas próximas a Bishkek. O parque localizado no desfiladeiro do rio Ala Archa e cercado pelas montanhas Ala Too do Quirguistão é um local popular para moradores, caminhantes e montanhistas. Ocupa 200 km2 e situa-se a cerca de 1500 metros no seu início. Passaremos a manhã apreciando as impressionantes vistas dos picos nevados, da floresta de coníferas e do céu aberto, caminhando e até subindo alguns dos picos para admirar a paisagem. Após o passeio seguiremos até o aeroporto de Bishkek para embarque em curto voo para Tashkent, a bela capital do Uzbequistão. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Hyatt Regency ou similar. Noite livre. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

10º DIA – QUI. – TASHKENT

Tashkent é um importante centro cultural e por conta do seu traçado é chamada de " Paris da Ásia Central". Nosso passeio de hoje nos levará à parte antiga da cidade, o Complexo Arquitetônico Khasti Imom, incluindo as madrassas (escolas muçulmanas) Barak Kan e Kafal Shohi. A Biblioteca, situada no mesmo complexo e que tem a sua importância por abrigar o “Corão de Usman”, originário do século VII. Veremos ainda a Praça da Independência e da Eternidade, esta praça é composta pelo Monumento da Independência e do Humanitarismo inaugurado em 1991, o Memorial da Segunda Guerra Mundial que e a estátua em homenagem aos caídos na Segunda Guerra Mundial. Entre outras atrações, veremos as fontes da cidade e monumentos modernos, a Praça da Ópera o Ballet e a Praça Amir Timur, o herói nacional. Por, faremos uma parada no Mercado Central, que já foi um importante ponto de troca de mercadorias na época da Rota da Seda. Ao fim do passeio retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º DIA – SEX. – TASHKENT/ BUKHARA

Em horário apropriado traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Bukhara. A cidade foi o coração econômico, cultural e religioso da Ásia Central por séculos. Seu nome se origina da palavra “vihara” que significa “mosteiro” em sânscrito. Foi um importante centro de estudos islâmicos, chegou a ter mais de 100 madrassas no século XIX e um importante centro comercial na Grande Rota da Seda. É também conhecida como uma “cidade museu”, repleta de monumentos: Logo da chegada seguiremos para conhecer alguns pontos de interesse como: o Mausoléu de Samanid, um dos mais antigos e mais bem preservados da cidade, sua arquitetura é notável pela simplicidade. Conheceremos a fonte sagrada Chashmai Ayub, lembrem-se estamos num deserto e água vale ouro, veremos também a Mesquita Bolo Hauz, Cidadela Ark. Na sequência apreciarmos o Minarete Kalyan e a Mesquita Poi Kalyan, Miri Arab Madrasa, Toki Zargaron Dome, o observatório astronômico Ulughbek e Abdullazizkan Madrasas (escolas corânicas). Ao fim do passeio, hospedagem no Hotel Wyndham Bukhara ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

12º DIA – SÁB. – BUKHARA

Esta pequena cidade possui um legado espetacular, que soube guardar a sua antiguidade desde a época do Império Persa. Andar por suas ruas medievais é a certeza de revisitar um passado sublime. E para completar nossa estada na cidade, hoje vamos conhecer o complexo arquitetônico Lyabi Hauz, conjunto de duas madrasas e um Kanaka e ao centro do complexo, um reservatório, espelho d’água, que em tempos passados abastecia a cidade. Nesta mesma área está o Toki Telpak Furushon, um mercado com sua arquitetura típica e suas cúpulas de pedra. Outro destaque desta área é a Mesquita Magoki Attory, famosa por suas decorações intrincadas, arcos de tijolos e detalhes arquitetônicos que refletem a riqueza da herança islâmica na região. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

13º DIA – DOM. – BUKHARA/ SAMARCANDA

A manhã será dedicada às atrações nos arredores da cidade. Muito próximo está o Mausoléu de Bakhouddin Naqshbandi, que foi grande teólogo do século XIV e fundador da ordem Sufi “Naqshbandia”. O Mausoléu é considerado a Meca da Ásia Central, muito procurado por peregrinos mulçumanos. Outro importante complexo é o Mausoléu Chor Bakr construído no local onde foram sepultados Khodja Abu Bakr Sa'd e Imam Abu Bakr Ahmed, dois líderes religiosos muçulmanos que eram descendentes de Maomé e tiveram um papel importante na disseminação do islã em Bukhara. Para encerrar com chave de ouro, veremos a residência de verão do Emir de Bukhara Sitorai-Morkhi-Hossa. Almoço e logo após, seguiremos para a estação de trem para embarque com destino a Samarcanda, a cidade em 50 tons de azul. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no Hotel Movenpick ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA – SEG. – SAMARCANDA

A "Pérola do Oriente" foi conquistada por Alexandre Magno e posteriormente, por Gengis Khan quando quase foi aniquilada. Voltou a brilhar, quando foi reconstruída por Amir Timur, o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central. Esta lendária e elegante cidade, guarda relíquias e preciosidades que ficaram escondidas por anos do resto do mundo e protegidas a mãos de ferro pela antiga URSS. Hoje em nosso city tour iremos admirar a Praça Registan, o coração da cidade velha, que abriga as magníficas Madrassas Sher-Dor e a Mesquita Tillya-Kari. Faremos uma parada em uma tradicional casa de chá. Na continuação visitaremos a Mesquita Bibi Khanim, envolta em lendas de paixão e drama. Veremos o Bazaar Syob, um dos maiores da antiga Rota da Seda, repleto de aromas, sabores e cores. Veremos ainda, o sagrado complexo Shakhi-Zinda e o Mausoléu Gur-Emir, onde está sepultado o grande conquistador Amir Timur e seus familiares. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º DIA – TER. – SAMARCANDA/ TASHKENT

Saída pela manhã em direção ao observatório astronômico de Ulugh Beg, construído no século XV, considerado o primeiro do Oriente. A seguir, conheceremos uma fábrica de papel, onde produzem artesanalmente e usando tecnologia antiga, o famoso papel de seda de Samarcanda. Logo após, iremos para uma tradicional casa uzbeque e passar alguns momentos com uma família, conhecer seus costumes, admirar seus trajes, ver como cozinham e participar juntos da refeição. Após esses momentos únicos, no qual compartilhamos o espírito da amizade, vamos nos despedir do interior deste surpreendente país, traslado à estação e embarque em trem rápido com destino a Tashkent. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Hyatt Regency ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇOS INCLUÍDOS.

16º DIA – QUA. – TASHKENT/ ISTAMBUL

Desfrutamos dessa viagem enriquecedora, onde conhecemos culturas tão diversas da nossa, e chegou a hora de nos despedirmos desse belo e apaixonante país. Pela manhã, bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Istambul. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Barcelo ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º DIA – QUI. – ISTAMBUL/ BRASIL

Desfrutamos dessa viagem enriquecedora, conhecendo culturas tão diversas da nossa, divertimos e fizemos novos amigos. Pela manhã bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso ao Brasil, com chegada no início da noite do mesmo dia. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO. Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS

• Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira, primeira superior ou turística em cidades onde não tenha outra categoria, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas;
• Café da manhã tipo buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários;
• Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” - menu fixo;
• Visitas em ônibus privativo com guias locais falando português/espanhol ou eventualmente em inglês;
• Traslados dos aeroportos aos hotéis (vv) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português/espanhol ou, eventualmente, falando inglês;
• Tickets de trem nos trechos :Khiva/Bukhara/Samarcanda.
• Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa);
• Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.
• Cartão de Seguro e Assistência Ifaseg - Plano Mundial Internacional
• Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS

• Parte aérea mencionada e taxas de embarque nos aeroportos.
• Refeições não mencionadas como incluídas.
• Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.
• Passeios opcionais.
• Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.
• Gastos com passaportes e vistos.
• Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.
• A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA

Cia. aérea: Turkish Airlines e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.

1. São Paulo/ Istambul
2. Istambul/ Almaty
3. Tashkent/ Istambul
4. Istambul/ São Paulo
Emissões no exterior:
1. Almaty/ Bishkek
2. Bishkek/ Tashkent
3. Tashkent/ Bukhara

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir seu lugar na viagem com tranquilidade.

ACOMPANHAMENTO DE GUIA BRASILEIRO

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 17º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA IFASEG

Incluído Plano Internacional Mundial V150 até 64 anos, V100 Sênior de 65 a 85 anos e V250 Sênior de 86 a 95 anos. Seguros garantidos pela CHUBB SEGUROS BRASIL S/A registrada no CNPJ Nº 03.502.099/0001-18 e Processo SUSEP nº 15414.900439/2015-34. Por favor, consulte-nos sobre a cobertura e benefícios.

DOCUMENTAÇÃO

VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro): Nenhum.
PASSAPORTE BRASILEIRO: Validade mínima de 6 meses e mínimo de 3 páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS

Certificado Internacional contra Febre Amarela (emitido no mínimo até 11 dias antes do embarque). Consulte seu despachante.

TESTE RT-PCR E PROTOCOLOS

Devido às constantes alterações, consulte seu agente de viagens no ato da compra da viagem para informações atualizadas.

a partir de:

R$49.490,02

EM 6X IGUAIS
(US$ 9131,00 Câmbio R$ 5,4200)