GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

LENDÁRIOS UZBEQUISTÃO E AZERBAIJÃO

A Rota dos Encontros (UZBEK 18)
18 dias / 15 noites
Tashkent, Khiva, Bukhara, Samarcanda, Baku (Azerbaijão) e Istambul.
2023: Abr.21 e Set.01
Compartilhe:

ABERTURA

Nesta viagem vamos encontrar parte da histórica Rota da Seda, desvendando esse tesouro chamado Uzbequistão que guarda uma das maiores concentrações de arquitetura islâmica do mundo. E ainda a singular cidade de Baku no Azerbaijão e a histórica Istambul. Uma viagem sob medida para aqueles que têm o espírito despojado e aventureiro.

SÍNTESE DO ROTEIRO

• 3 noites em Tashkent, a capital do Uzbequistão. Sendo duas no início e uma ao final do tour.
• 2 noites na encantadora Khiva, uma verdadeira joia no meio do deserto.
• 2 noites em Bukhara, a cidade mais sagrada na Ásia Central.
• 2 noites na bela Samarcanda, a cidade em 50 tons de azul.
• 3 noites em Baku, a arrojada capital do Azerbaijão.
• 3 noites na cosmopolita e histórica Istambul.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

• Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 18º dia no desembarque no Brasil.
• Voos internacionais e domésticos no exterior.
• Hospedagem em hotéis de categoria turística superior, primeira e primeira superior conforme descrito no programa.
• Serviço de maleteiros na chegada e saída em todos os hotéis (1 mala por pessoa).
• 15 cafés da manhã tipo buffet + refeições ao longo do roteiro.
• Passeios com acompanhamento de guia local especialista em idioma espanhol ou inglês durante as visitas e passeios previstos.
• Bilhetes em trem nos trechos: Khiva - Bukhara - Samarkand - Tashkent.

ATRAÇÕES

• Uzbequistão com tours completos em Tashkent, Khiva, Bukhara e Samarcanda “As cidades de cúpulas e minaretes azuis” que provocam suspiros de admiração a cada momento. Apreciando seus deslumbrantes monumentos culturais e arquitetônicos: mesquitas, madrassas, mercados, mausoléus, minaretes e fortificações, considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Com experiências que permitem interagir com seu povo simples e acolhedor, seus costumes e tradições, marcados por uma profunda religiosidade, circulando entre bazares agitados e ruas repletas de construções em tom ocre, a cor do deserto.
• Complementado pela bela e moderna Baku, a capital do Azerbaijão e principal centro comercial do país. Uma combinação perfeita entre tradição, história e modernidade.
• Pernoites em Istambul, uma na ida para tornar a viagem até o Uzbequistão mais relaxante e três no fim do tour para admirar suas incríveis atrações.

INGRESSOS INCLUÍDOS

• Tashkent: Mesquita Sexta-feira; Madrassa Barak Khan; Mausoléu Kaffal-Shash.
• Khiva: complexos arquitetônicos de Ichan-Kala e Tash Hovli.
• Bukhara: Madrassas de Ulugbek e Abdulaziz; complexo de Lyabi-Hauz; Mausoléu Samanids; Fortaleza Ark.
• Samarcanda: Madrassas Sher-Dor e Tillya-Kari; Mesquita Bibi Khanim; complexo Shakhi-Zinda; observatório Ulugh-Bek; Mausoléu Gur-Emir.
• Baku: Museu dos Tapetes, Palácio Shirvanshahs e a Torre da Donzela.
• Istambul: Santa Sofia; Mesquita Azul; Palácio Topkapi.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.

Como o Uzbequistão viveu anos de isolamento, os hotéis, transportes e a infraestrutura visando o turismo começaram a ser desenvolvidas somente nos últimos anos, podendo não alcançar completamente nossas expectativas. A qualidade dos hotéis na Ásia Central, não correspondem à qualidade europeia de hotéis.

Alguns lugares históricos cobram uma taxa de aproximadamente US$ 10 a US$ 20 para filmar ou fotografar os monumentos.

1º dia – Sex. – BRASIL/ ISTAMBUL

Comparecimento ao Aeroporto Internacional de São Paulo para assistência de nossa equipe.

2º dia – Sáb. – ISTAMBUL

Embarque em voo às primeiras horas da manhã com destino a Istambul. Chegada, e preparação para embarque em voo de conexão com destino a Tashkent.

3º dia – Dom. – ISTAMBUL/ TASHKENT

Nosso voo de conexão para Tashkent sairá às primeiras horas da manhã. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Hyatt Regency ou similar para hospedagem. Aproveite para relaxar e descansar um pouco, pois à tarde, vamos dar início aos passeios. Tashkent é um importante centro cultural e por conta do seu traçado é chamada de " Paris da Ásia Central". Nosso passeio de hoje nos levará à Mesquita da Sexta-feira, que guarda o livro sagrado do Alcorão, um dos mais antigos do mundo Veremos ainda o Mercado Central, que já foi um importante ponto de troca de mercadorias na época da Rota da Seda. Percorreremos ao longo do passeio, suas grandes e modernas avenidas e parques, que exibem expressivos monumentos. Ao fim do passeio retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º dia – Seg. – TASHKENT

Hoje vamos complementar nosso passeio pela cidade. Saída para conhecer um pouco mais da surpreendente capital do Uzbequistão, país, situado em uma região desértica da Ásia Central, que teve sua origem cultural desenvolvida séculos antes de Cristo. A maior cidade da Ásia Central não revela toda sua pujança à primeira vista, mas aos poucos mostra construções imponentes, grandeS e largas avenidas, mercados, madrassas (escolas muçulmanas), mesquitas, parques e jardins primorosos por todos os lados e um povo que emana simpatia e felicidade. Ao longo de sua existência, foi-lhe imposta grandes destruições, mas ela foi reconstruída e hoje podemos ver suas mais significativas atrações, entre elas: a Madrassa Barak Khan; o Mausoléu Kaffal-Shash e a Praça Khast-Imam. Ao final das visitas, retorno ao hotel e restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º dia – Ter. – TASHKENT/ URGENCH/ KHIVA

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto e embarque em voo com destino a Urgench. Chegada, recepção e traslado em curto trecho rodoviário até Khiva para acomodação no Hotel Ásia Khiva ou similar. Esta pequena cidade é uma verdadeira joia no meio do deserto e nos convida a desvendá-la. Em nosso primeiro contato, seguiremos pela cidade intramuros, conhecida como a fortaleza Ichan-Kala e que guarda verdadeiras joias da arquitetura islâmica como: o Kalta Minor, um minarete inacabado e cartão postal da cidade, Castillo Kunya Ark, Madraza Mohammed Rahim Khan e a Madraza Islom Khodja. Após o passeio retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

6º dia – Qua. – KHIVA

Há muito que ver e fazer em Khiva. A cidade está repleta de palácios, mausoléus e mesquitas da era dourada da Rota da Seda. Cercada por desertos, era um agitado oásis, última parada das caravanas antes de chegar ao Irã. Em nosso tour de hoje, conheceremos: Tash Hovli, um harém do século XIX ; o mausoléus Pahlavan Mahmud e a mesquita Djuma, do século X. Vamos explorar os cantos e recantos desta cidade, que cativa por suas construções em azul turquesa, simbolizando a fé em Alá e a simpatia de seu povo. A dica para o horário livre é perder-se pelas ruelas do interior das muralhas, um excelente jeito de descobrir novos ângulos para admirar esta espetacular cidade. Uma viagem no tempo. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

7º dia – Qui. – KHIVA/ BUKHARA

Em horário apropriado traslado a estação de trem para embarque com destino a Bukhara. Atravessaremos o deserto Kyzyl-Kum, vasta planície que se eleva a 300 metros acima do nível do mar e que acompanha o Rio Amu Darya. Chegada a Bukhara para hospedagem no Hotel Ásia Bukhara ou similar. Esta pequena cidade possui um legado espetacular, que soube guardar a sua antiguidade desde a época do Império Persa. Andar por suas ruas medievais é a certeza de revisitar um passado sublime. CAFÉ DA MANHÃ E LANCHE TIPO PIQUENIQUE INCLUÍDOS.

8º dia – Sex. – BUKHARA

A cidade foi o coração econômico, cultural e religioso da Ásia Central por séculos. Seu nome origina da palavra “vihara” que significa “mosteiro” em sânscrito. Foi um importante centro de estudos islâmicos, chegou a ter mais de 100 madrassas no século XIX e um importante centro comercial na Grande Rota da Seda. É também conhecida como uma “cidade museu”, repleta de monumentos: Em nossa visita veremos: as madrassas de Ulughbek e Abdulaziz; o minarete e a mesquita Poi Kalyan; as abóbadas da mesquita Magok-I-Attari e a mesquita Bolo-Hauz. Visitaremos ainda o mausoléu Samanids, obra prima da arquitetura islâmica do século IX e as muralhas e bastiões da Fortaleza Ark, antiga residência dos Emires de Bukhara. Descobriremos a zona de comércio, com seus mercadores, joias, tapetes e os preciosos bordados suzani, que segundo a tradição, serve de amuleto para a felicidade dos novos casais. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º dia – Sáb. – BUKHARA/ SAMARCANDA

A manhã será dedicada às atrações nos arredores da cidade. Muito próximo está o Mausoléu de Bakhouddin Naqshbandi, que foi grande teólogo do século XIV e fundador da ordem Sufi “Naqshbandia”. O Mausoléu é considerado a Meca da Ásia Central, muito procurado por peregrinos mulçumanos. Outro importante complexo é o Mausoléu Chor Bakr construído no local onde foram sepultados Khodja Abu Bakr Sa'd e Imam Abu Bakr Ahmed, dois líderes religiosos muçulmanos que eram descendentes de Maomé e tiveram um papel importante na disseminação do islã em Bukhara. Para encerrar com chave de ouro, veremos a residência de verão do Emir de Bukhara Sitorai-Morkhi-Hossa. Almoço e logo após, seguiremos para a estação de trem para embarque com destino a Samarcanda, a cidade em 50 tons de azul. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no Registan Plaza Hotel ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

10º dia – Dom. – SAMARCANDA

A "Pérola do Oriente" - Foi conquistada por Alexandre Magno e posteriormente, por Gengis Khan quando quase foi aniquilada. Voltou a brilhar, quando foi reconstruída por Amir Timur, o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central. Esta lendária e elegante cidade, guarda relíquias e preciosidades que ficaram escondidas por anos do resto do mundo e protegidas a mãos de ferro pela antiga URSS. Hoje em nosso city tour iremos admirar a Praça Registan, o coração da cidade velha, que abriga as magníficas Madrassas Sher-Dor e a Mesquita Tillya-Kari. Faremos uma parada em uma tradicional casa de chá. Na continuação visitaremos a Mesquita Bibi Khanim, envolta em lendas de paixão e drama. Veremos o Bazaar Syob, um dos maiores da antiga Rota da Seda, repleto de aromas, sabores e cores. Veremos ainda, o sagrado complexo Shakhi-Zinda e o Mausoléu Gur-Emir, onde está sepultado o grande conquistador Amir Timur e seus familiares. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

11º dia – Seg. – SAMARCANDA/ TASHKENT

Saída pela manhã em direção ao observatório astronômico de Ulugh Beg, construído no século XV, considerado o primeiro do Oriente. A seguir, conheceremos uma fábrica de papel, onde produzem artesanalmente e usando tecnologia antiga, o famoso papel de seda de Samarcanda. Logo após, iremos para uma tradicional casa uzbeque e passar alguns momentos com uma família, conhecer seus costumes, admirar seus trajes, ver como cozinham e participar juntos da refeição. Após esses momentos únicos, no qual compartilhamos o espírito da amizade, vamos nos despedir do interior deste surpreendente país, traslado à estação e embarque em trem rápido com destino a Tashkent. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Hyatt Regency ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇOS INCLUÍDOS.

12º dia – Ter. – TASHKENT/ BAKU

Depois de dias incríveis no Uzbequistão, chegou a hora de seguir viagem para conhecer mais um país incrível, o Azerbaijão. Em horário apropriado traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Baku. Chegada, recepção e traslado ao hotel Four Seasons ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

13º dia – Qua. – BAKU

Saída para visitar Baku, a próspera capital do Azerbaijão. Seguiremos ao Parque Da Gustu, com muito verde e flores. Faremos um tour panorâmico pelo bonito Boulevard Baku para apreciar, entre outras construções, o Complexo Esportivo do Parque Aquático, a Praça Bayrak Meydani e o Baku Crystal Hall. A continuação passaremos pelo Museu do Tapete e o novo Shopping Caspian Mall. Veremos seus principais edifícios, entre eles: a Casa do Governo, o Museu de Arte Moderna e o edifício que abriga a Suprema Corte. Na cidade antiga, visitaremos o Palácio Shirvanshahs, tombado pela Unesco e após, faremos uma breve caminhada até a torre persa Sassânida, chamada de Torre da Donzela, onde finalizaremos a nossa visita. Àqueles que desejarem poderão permanecer no centro histórico, retornando ao hotel por conta própria. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

14° dia – Qui. – BAKU

Dia livre. Sugerimos opcionalmente conhecer a Península Absheron, para visitar o extraordinário Zoroastrian Ateshgah - Templo do Fogo, um santuário do zoroastrismo que mantém o fogo sagrado. À noite, sugerimos uma visita a Fountain Square, a mais bela fonte de Baku e um dos pontos de lazer da cidade. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

15º dia – Sex. – BAKU/ ISTAMBUL

Desfrutamos dessa viagem enriquecedora, onde conhecemos culturas tão diversas da nossa, e chegou a hora de nos despedirmos desse belo e apaixonante país. Pela manhã, bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Istambul. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Divan ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º dia – Sáb. – ISTAMBUL

A fusão do místico com o moderno, assim é Istambul. Saída para admirar alguns de seus belos atrativos como a majestosa e elegante Mesquita Azul do Sultão Ahmeti, revestida em seu interior com 36.000 azulejos, única no mundo com seis minaretes. Veremos a praça construída no local do antigo Hipódromo da época bizantina e em seguida visitaremos a monumental Basílica de Santa Sofia, construída no ano 537, ela serviu o Patriarca de Constantinopla como uma Catedral ortodoxa e mais tarde transformada em mesquita imperial, e hoje se destaca por ser um monumento símbolo da arquitetura Bizantina. Após almoço em restaurante típico, visita ao Palácio Topkapi, a antiga residência dos sultões do império otomano, famoso por sua coleção de joias e porcelanas. A última parada será no Gran Bazar. Retorno ao hotel e restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

17º dia – Dom. – ISTAMBUL

Dia livre, aproveite esta cidade das fábulas das 1.001 noites com seus bazares, mesquitas e palácios. Caso você deseje fazer suas últimas compras, a cidade oferece inúmeras opções com fascinante variedade de produtos, joias, tapetes, têxteis, artesanatos e especiarias. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

18º dia – Seg. – ISTAMBUL/ BRASIL

Desfrutamos dessa viagem enriquecedora, conhecendo culturas tão diversas da nossa, divertimos e fizemos novos amigos. Pela manhã bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso ao Brasil, com chegada no início da noite do mesmo dia. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO. Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS

• Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.
• Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira ou superior, ou turística em cidades onde não tenha outra categoria, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas.
• Café da manhã tipo buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários.
• Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D‘Hote” - menu fixo.
• Visitas em ônibus privativos com guias locais falando português ou espanhol, e eventualmente inglês (em cidades não há guias de idioma português ou espanhol).
• Visitas em barco, cablecar e trens conforme indicado nos respectivos itinerários.
• Traslados dos aeroportos aos hotéis (e vv.) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português ou espanhol.
• Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).
• Cartão de Seguro e Assistência Internacional - IFASEG Plano Internacional Mundial.
• Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.
• Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS

• Taxas de embarque nos aeroportos.
• Refeições não mencionadas como incluídas.
• Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.
• Passeios opcionais.
• Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.
• Gastos com passaportes e vistos.
• Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.
• A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA

Cia. Aérea: Turkish Airlines e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.

1. São Paulo/ Istambul
2. Istambul / Tashkent
3. Baku / Istambul
4. Istambul/ São Paulo

Emissões no exterior:
Tashkent/ Urgench
Tashkent / Baku

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir seu lugar na viagem com tranquilidade.

GUIA BRASILEIRO

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 18º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA

Incluído de acordo com a faixa etária do passageiro. Passageiros com até 64 anos de idade no momento da adesão serão amparados pelo produto V 150 e passageiros com 65 anos ou mais, pelo produto SÊNIOR 250. Seguros garantidos pela CHUBB SEGUROS BRASIL S/A registrada no CNPJ Nº 03.502.099/0001-18 e Processo SUSEP nº 15414.900439/2015-34.

DOCUMENTAÇÃO

VISTOS (PARA PORTADORES DE PASSAPORTE BRASILEIRO)

• UZBEQUISTÃO
Preenchimento de formulário requerido + cópias do passaporte. Taxa do visto + serviço CIP US$ 300. Na chegada, deverão declarar todos os tipos de divisas (dinheiro) que carregam. Receberão uma segunda cópia desta declaração que deverão manter e não perder. Em caso de na saída o oficial da aduana descobrir divisas que não foram declaradas na entrada, todo o dinheiro não detalhado na declaração da entrada, poderá ser confiscado. Toda a documentação deverá ser entregue com antecedência de até 45 dias ao embarque. Após esse período, a obtenção ficará sujeita à disponibilidade do departamento de imigração.

• AZERBAIJÃO
O visto eletrônico a ser obtido através do seguinte site: https://evisa.gov.az/en/apply-step1

Importante: O Departamento de Imigração e Aduana do Azerbaijão, NÃO emite visto autorizando a entrada no país para passageiros com nome/sobrenome de origem armênia. Consulte seu despachante.

PASSAPORTE BRASILEIRO
Validade mínima de 6 meses e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS

Certificado Internacional contra Febre Amarela (deve ser providenciado até 11 dias antes do embarque).

TESTE RT-PCR

Oportunamente informaremos a documentação exigida para visita aos países do roteiro, relativas ao Covid-19.

Gostou deste roteiro? Solicite mais informações.