GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

O MELHOR DA CALÁBRIA

E as Mais belas Ilhas do Mediterrâneo. (SLOW CALABRIA)
17 dias / 14 noites
Palermo, Monreale, Cefalú, Trapani, Segesta, Milazzo, Messina, Reggio di Calabria, Scilla, Gerace, Taormina, Siracusa, Catânia, Mdina, Rabat, Três Cidades, Valletta e Malta

CATANIA PALERMO SIRACUSA MESSINA REGGIO CALABRIA TAORMINA TRAPANI VALLETTA
Compartilhe:

ABERTURA:

VIAGEM QUE DESVENDA AS FORTES TRADIÇÕES DO SUL DA ITÁLIA EXPLORANDO A CALÁBRIA e os mistérios e belezas de duas encantadoras ilhas, Sicília e Malta, um país insular repleto de magia. Tudo isso envolto em uma atmosfera ensolarada, com lindas e históricas cidades, monumentos milenares, excelente comida, bons vinhos e momentos inesquecíveis.

SÍNTESE DO ROTEIRO:

4 noites em Palermo, a joia do Mediterrâneo.

3 noites em Reggio di Calábria, na ponta da bota, terra de sol e mar e rica história.

3 noites em Taormina, o badalado balneário da esplêndida Sicília.

4 noites na fascinante República de Malta, com seus castelos, fortes e muralhas.

ATRAÇÕES:

A esplêndida Sicília, a ilha da cultura, de histórias milenares, montanhas, praias paradisíacas, com cidades emolduradas por magníficos monumentos, palácios, igrejas, fontes e jardins floridos que se abrem para um mar espetacular.

A região da Reggio di Calabria, com três mil anos de história, repleta de monumentos milenares, magníficas praias, natureza selvagem e misteriosa, culinária de sabor intenso, um lugar único para admirar.

Conheceremos Malta, pequeno país, mas com uma forte história, visitando as famosas Três Cidades (Cospicua, Vittoriosa e Senglea), além de Valletta e Mdina.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 17º dia no desembarque no Brasil.

Voos internacionais e outros trechos no exterior já incluídos.

Hospedagem em hotéis de categoria primeira e primeira superior conforme descrito no programa.

Serviço de maleteiros na chegada e saída nos hotéis (1 mala por pessoa).

14 cafés da manhã tipo buffet + 5 refeições ao longo do roteiro.

Passeios com acompanhamento de guia local especialista em idioma português ou espanhol.

INGRESSOS INCLUÍDOS:

Monreale: Capela Palatina.

Cefalú: Museu Mendralisca.

Segesta: Parque Arqueológico.

Reggio di Calabria: Museu Riace.

Taormina: Teatro Greco.

Siracusa: Parque Arqueológico.

Malta: Catedral; Malta Experience; Palácio do Inquisidor.

NOTAS IMPORTANTES:

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.

As saídas Julho 13 e Setembro 07 serão excepcionalmente em uma Segunda-feira. Na saída Setembro 07, devido à abertura dos monumentos em Malta, teremos a programação invertida. Solicite roteiro detalhado.

ROTEIRO PARA AS SAÍDAS DE MAIO 10 E JUNHO 07:

1º dia – Dom. – BRASIL/ PALERMO

Assistência da nossa equipe aos passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, para embarque com conexão em Roma ou Zurique e destino a Palermo.

2º dia – Seg. – PALERMO

Chegada à capital da Sicília - a maior Ilha do Mediterrâneo, fundada pelos fenícios no séc. VII a.C. e um expressivo mosaico de arte e cultura. Recepção e traslado para hospedagem no Hotel Centrale Palace ou similar.

3º dia – Ter. – PALERMO/ MONREALE/ PALERMO

Palermo é o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília. Disputada no passado por fenícios, árabes, normandos e espanhóis, hoje atrai muitos turistas por seu rico passado e ar mediterrâneo, assim como, por sua história, arquitetura e a famosa culinária siciliana. Pela manhã city tour apreciando o Duomo, o Palácio Real, sede do poder desde o período bizantino entre outros monumentos. Em seguida veremos Monreale e a Capela Palatina, com seu suntuoso interior. Ao final, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º dia – Qua. – PALERMO/ CEFALÚ/ PALERMO

Hoje, seguiremos para Cefalú, um dos balneários mais bonitos e procurados da Sicília. Rodeado pelo azul do céu e do mar, reúne praia, história e muito charme. Visitaremos seu belo centro histórico, cortado por uma série de ruazinhas e seu interessante museu. Uma caminhada nos levará a Praça do Duomo, construído no século XI. Veremos também o "Lavatório", um lavadouro da época medieval, inteiramente escavado na rocha. Tempo livre para usufruir deste agradável ambiente onde encontrará muitos restaurantes, lojas de artesanato e souvenires. Após nossa visita, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

5º dia – Qui. – PALERMO/ TRAPANI/ SEGESTA/ PALERMO

Hoje visitaremos dois peculiares vilarejos: Trapani e Segesta. Trapani, está em uma posição espetacular entre dois mares, de um lado, o Mediterrâneo, do outro o mar Tirreno. Caminharemos por suas ruazinhas tranquilas para admirar todo o seu charme e observar as diferentes culturas dos povos que a dominaram, a fortificaram e construíram monumentos e edifícios, como a Catedral de São Lourenço, uma surpreendente mistura do estilo barroco e o neoclássico, do século XV e o Castelo do Mar, antiga fortaleza medieval, um dos melhores exemplos de arquitetura militar na Sicília. Após, seguiremos para Segesta e através dos vestígios de seus bem preservados templos, apreciaremos aquela que foi uma das cidades mais poderosas da Sicília grega. Visita uma tradicional vinícola, que produz o vinho fortificado, criado em 1770 e que desde então trouxe fama para a pequena Marsala. Vamos conhecer o processo de produção e claro, degustar o delicioso vinho. Após nossas visitas, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º dia – Sex. – PALERMO/ MILAZZO/ MESSINA/ REGGIO DI CALABRIA

Pela manhã, saída em direção a Messina. Em nosso trajeto, passaremos por diversos vilarejos típicos e chegaremos a Milazzo, onde os anos deixaram sua marca. Em nosso tour panorâmico, observaremos sua origem medieval, e no topo da colina veremos seu imponente castelo e a cidadela fortificada. Após almoço em restaurante local, embarque em ferry para uma curta travessia do Estreito de Messina e prosseguimento para Reggio di Calabria. Chegada a maior e mais antiga cidade da região da Calábria. Hospedagem no Hotel Grand Excelsior ou similar. Banhada pelas esplêndidas águas do Mar Jônico e Tirreno, a cidade é muito bonita. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDO.

7º dia – Sáb. – REGGIO DI CALABRIA

Seu clima acolhedor, as magníficas cores de suas praias, as encostas rochosas que se alternam com litorais arenosos, a natureza selvagem e misteriosa, os sabores intensos e autênticos da culinária local, as marcas antigas de suas origens, fazem desta região um lugar único para admirar. Em nosso city tour veremos sua orla marítima enfeitada por belas palmeiras, ricos palácios em estilo art nouveau e jardins com árvores centenárias, que já foi chamado de " o quilômetro mais bonito da Itália", com destaques para os palacetes construídos em estilo veneziano. Veremos ainda a Catedral, o maior templo da Calábria, cuja origem acredita-se foi no ano 56 quando o apóstolo São Paulo peregrinava pela cidade. Na Piazza del Castello, as torres de seu antigo castelo, expressa a grandeza do período aragonês. No Museu Arqueológico Nacional, estão as impressionantes estátuas de bronze de Riace e um grande acervo de achados arqueológicos da época greco-romana. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º dia – Dom. – REGGIO DI CALABRIA/ GERACE/ SCILLA/ REGGIO DI CALABRIA

A continuação de nossas visitas, iremos em direção a Gerace e Scilla, duas cidadezinhas cenográficas, impossíveis de não imortalizar em nossa memória. Chegada a Gerace, elegante aldeia e uma das mais lindas da Calábria. Fundada no século VII, conserva ainda um cenário e fascínio medieval. Protegida por um penhasco, é rica em história, cultura e monumentos como: a majestosa catedral, o castelo, palácios e construções de vários estilos arquitetônicos. Após almoço em restaurante local, seguiremos para Scilla, importante estância turística da Costa Violeta, assim chamada devido à cor que a água reflete nas horas do dia. Uma das mais belas e características aldeias da Itália, chamada de “A Veneza do Sul”. Iremos caminhar por suas ruas sinuosas e estreitas, onde as casas se estendem até o mar. Admirar suas antigas fontes, praças e igrejas que formam um conjunto arquitetônico de grande beleza. Retorno ao hotel e restante do dia e noite livres.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º dia – Seg. – REGGIO DI CALABRIA/ MESSINA/ TAORMINA

Pela manhã, traslado para o porto e embarque em confortável ferry com destino a Messina. Ao chegarmos, faremos breve panorâmica e logo após, em curto trajeto rodoviário chegaremos a Taormina, a cidade do “bem viver”. Hospedagem no Hotel Vila Diodoro ou similar. Restante do dia livre. Aproveite para uma relaxante caminhada, e usufrua de seus magníficos cenários emoldurados pelo mar Jônico.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º dia – Ter. – TAORMINA

Taormina é o balneário turístico mais procurado da Sicília, e não é por acaso, pois a cidade encanta com a sua beleza, que há séculos atrai nobres, príncipes e artistas. Pela manhã, visitaremos este exclusivo balneário e conheceremos o espetacular teatro greco-romano do séc. III a.C., iniciado pelos gregos e reconstruído pelos romanos. Veremos ainda o Palazzo Corvaia; a Piazza Vittorio Emmanuele; o Fórum Romano e o Duomo. Restante do dia livre. Aproveite para passear pela Corso Umberto e arredores, a rua é um verdadeiro shopping a céu aberto, repleta de lojinhas, lojas de grife, perfumaria, restaurantes, bares e muitos cantinhos floridos, que se mesclam às escadarias, levando sempre a algum lugar com bonitas vistas.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º dia – Qua. – TAORMINA/ SIRACUSA/ TAORMINA

Pela manhã, saída em direção a Siracusa, fundada pelos gregos, sendo a mais importante da Grécia entre os sécs. V e III a.C. e a mais bela de todas. Veremos: a maravilhosa praça do Duomo, cujo piso combina com as cores das fachadas dos palácios e igrejas que a rodeiam; o Duomo com sua fachada barroca, e cujas colunas dóricas do antigo Templo de Atena do século V a.C, sustentam suas paredes; o Templo de Apolo, com colunas monolíticas do século VI a.C; o Palazzo Beneventano Del Bosco e a bela Fonte Aretusa. Nos arredores da cidade, visitaremos também o Parco Arqueológico com seu Teatro Romano, o altar de Hieron II e o Teatro Grego. A seguir, retornando a Taormina, contemplaremos uma maravilha da natureza, o imponente Monte Etna, com 3.343 m de altura. Chegada ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

12º dia – Qui. – TAORMINA/ CAT NIA/ MALTA

Em horário apropriado, saída em direção ao aeroporto de Catânia para embarque em voo com destino a fascinante República de Malta, pequeno arquipélago, que possui milênios de história e já foi ocupado por diversos povos. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no The Palace Hotel ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

13º dia – Sex. – MALTA/ TRÊS CIDADES/ MALTA

Em horário apropriado, iniciamos nossas visitas assistindo ao belo espetáculo audiovisual "Malta Experience", que mostra a história desse pequeno país. Após almoço em restaurante local, seguiremos para uma visita as Três Cidades, como são chamadas. Vittoriosa, Senglea e Cospicua, que se reuniram dentro de um dos maiores projetos de arquitetura militar feitos pelos Cavaleiros Da Ordem de São João - Cottonera Lines, uma única muralha circundando essas cidades, tendo sido Vittoriosa a primeira capital dos Cavaleiros quando esses chegaram à ilha em 1530. As cidades são belíssimas e cheias de história. Veremos suas principais atrações, com destaque para o Palácio do Inquisidor, construído em 1530, o qual visitaremos. Após a visita, retorno ao nosso hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º dia – Sáb. – MALTA/ VALLETTA/ MDINA/ RABAT/ MALTA

A continuação, saída para visitar Valletta, atual capital do arquipélago, fundada em 1530. No nosso tour, conheceremos os Jardins Barrakka e veremos a Co-Catedral de São João Baptista, com suas tapeçarias e quadros pintados por Caravaggio. Caminharemos por suas históricas ruelas e passaremos pelo Palácio do Grande Mestre, sede da lendária Ordem dos Cavaleiros de São João, que governaram a ilha até 1798. Após, prosseguiremos para as cidades de Mdina e Rabat. Mdina, conhecida como "a cidade silenciosa", antiga capital de Malta e localizada no centro da ilha. Caminharemos por suas ruas estreitas, e chegaremos à Catedral de São Paulo, o monumento mais precioso da arquitetura barroca maltesa, e posteriormente conheceremos sua fortificação, com uma bela vista da ilha. Em Rabat, localizada do lado de fora das fortificações de Mdina, visitaremos a Casa Romana, ricamente decorada com belos mosaicos. Em seguida, retorno ao nosso hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º dia – Dom. – MALTA

Dia livre à disposição. Sugerimos opcionalmente fazer uma excursão para conhecer Gozo, uma das ilhas mais famosas do arquipélago.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º dia – Seg. – MALTA/ BRASIL

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com conexão em Roma ou Frankfurt e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º dia – Ter. – BRASIL

Chegada pela manhã ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

ROTEIRO PARA A SAÍDA DE JULHO 13:

1° DIA - JUL.13 - SEG. - BRASIL/ PALERMO

Assistência da nossa equipe aos passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque com conexão em Zurique e destino a Palermo.

2º DIA - JUL.14 - TER. - PALERMO

Chegada a capital da Sicília - a maior Ilha do Mediterrâneo fundada pelos fenícios no séc. VII a.C e um expressivo mosaico de arte e cultura. Recepção e traslado para hospedagem no Hotel Piazza Borsa ou similar.

3° DIA - JUL.15 - QUA. - PALERMO/ MONREALE/ PALERMO

Palermo é o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília. Disputada no passado por fenícios, árabes, normandos e espanhóis, hoje atrai muitos turistas por seu rico passado e ar mediterrâneo, assim como, por sua história, arquitetura e a famosa culinária siciliana. Pela manhã city tour apreciando o Duomo, o Palácio Real, sede do poder desde o período bizantino entre outros monumentos. Em seguida veremos Monreale e a Capela Palatina, com seu suntuoso interior. Ao final, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º DIA - JUL.16 - QUI. - PALERMO/ CEFALÚ/ PALERMO

Hoje seguiremos para Cefalú, um dos balneários mais bonitos e procurados da Sicília. Rodeado pelo azul do céu e do mar reúne praia, história e muito charme. Visitaremos seu belo centro histórico cortado por uma série de ruazinhas e seu interessante museu. Uma caminhada nos levará a praça do Duomo, construído no século XI. Veremos também o "Lavatório", um lavadouro da época medieval inteiramente escavado na rocha. Tempo livre para usufruir deste agradável ambiente onde encontrará muitos restaurantes, lojas de artesanato e souvenires. Retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

5º DIA - JUL.17 - SEX. - PALERMO/ TRAPANI/ SEGESTA/ PALERMO

Hoje visitaremos dois peculiares vilarejos: Trapani e Segesta. Trapani está em uma posição espetacular entre dois mares, de um lado o Mediterrâneo, do outro o mar Tirreno. Caminharemos por suas ruazinhas tranquilas para admirar todo o seu charme e observar as diferentes culturas dos povos que a dominaram, a fortificaram e construíram monumentos e edificios como a Catedral de São Lourenço, uma surpreendente mistura do estilo barroco e o neoclássico do século XV e o Castelo do Mar, antiga fortaleza medieval um dos melhores exemplos de arquitetura militar na Sicília. Seguiremos para Segesta e através dos vestígios de seus bem preservados templos apreciaremos aquela que foi uma das cidades mais poderosas da Sicília grega. Visitaremos uma tradicional vinícola que produz o vinho fortificado, criado em 1770 e desde então trouxe fama para a pequena Marsala. Conheceremos o processo de produção e claro, degustar o delicioso vinho. Retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º DIA - JUL.18 - SÁB. - PALERMO/ MILAZZO/ MESSINA/ REGGIO DI CALABRIA

Pela manhã saída em direção a Messina. Em nosso trajeto passaremos por diversos vilarejos típicos e chegaremos a Milazzo, onde os anos deixaram sua marca. Em nosso tour panorâmico observaremos sua origem medieval, e no topo da colina veremos seu imponente castelo e a cidadela fortificada. Após almoço em restaurante local, embarque em ferry para uma curta travessia do Estreito de Messina e prosseguimento para Reggio di Calabria. Chegada a maior e mais antiga cidade da região da Calábria. Hospedagem no Hotel Grand Excelsior ou similar. Banhada pelas esplêndidas águas do mar Jônico e Tirreno, a cidade é muito bonita. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

7º DIA - JUL.19 - DOM. - REGGIO DI CALABRIA

Seu clima acolhedor, as magníficas cores de suas praias, as encostas rochosas que se alternam com litorais arenosos, a natureza selvagem e misteriosa, os sabores intensos e autênticos da culinária local, as marcas antigas de suas origens, fazem desta região um lugar único para admirar. Em nosso city tour veremos sua orla marítima enfeitada por belas palmeiras, ricos palácios em estilo art nouveau e jardins com árvores centenárias, que já foi chamado de "o quilometro mais bonito da Itália", com destaques para os palacetes construídos em estilo veneziano. Veremos ainda a Catedral, o maior templo da Calábria, cuja origem acredita-se foi no ano 56 quando o apóstolo São Paulo peregrinava pela cidade. Na Piazza del Castello, as torres de seu antigo castelo, expressa a grandeza do período aragonês. No Museu Arqueológico Nacional estão as impressionantes estátuas de bronze de Riace e um grande acervo de achados arqueológicos da época greco-romana. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º DIA - JUL.20 - SEG. - REGGIO DI CALABRIA/ GERACE/ SCILLA/ REGGIO DI CALABRIA

A continuação de nossas visitas iremos em direção a Gerace e Scilla, duas cidadezinhas cenográficas impossíveis de não imortalizar em nossa memória. Chegada a Gerace, elegante aldeia e uma das mais lindas da Calábria. Fundada no século VII conserva ainda um cenário e fascínio medieval. Protegida por um penhasco, é rica em história, cultura e monumentos como: a majestosa catedral; o castelo; palácios e construções de vários estilos arquitetônicos. Após almoço em restaurante local seguiremos para Scilla, importante estância turística da Costa Violeta, assim chamada devido a cor que a água reflete nas horas do dia. É uma das mais belas e características aldeias da Itália, chamada de "A Veneza do Sul". Iremos caminhar por suas ruas sinuosas e estreitas, onde as casas se estendem até o mar. Admirar suas antigas fontes, praças e igrejas que formam um conjunto arquitetônico de grande beleza. Retorno ao hotel para restante do dia e noite livres.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º DIA - JUL.21 - TER. - REGGIO DI CALABRIA/ MESSINA/ TAORMINA

Pela manhã, traslado ao porto para embarque em confortável ferry com destino a Messina. Ao chegarmos faremos breve panorâmica e logo após, em curto trajeto rodoviário chegaremos a Taormina, a cidade do "bem viver". Hospedagem no Hotel Vila Diodoro ou similar. Restante do dia livre. Aproveite para uma relaxante caminhada e usufrua de seus magníficos cenários emoldurados pelo mar Jônico.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º DIA - JUL.22 - QUA. - TAORMINA

Taormina é o balneário turístico mais procurado da Sicília, e não é por acaso, pois a cidade encanta com a sua beleza, que há séculos atrai nobres, príncipes e artistas. Pela manhã, visitaremos este exclusivo balneário e conheceremos o espetacular teatro greco-romano do séc. III a.C., iniciado pelos gregos e reconstruído pelos romanos. Veremos ainda o Palazzo Corvaia; a Piazza Vittorio Emmanuele; o Fórum Romano e o Duomo. Restante do dia livre. Aproveite para passear pela Corso Umberto e arredores, a rua é um verdadeiro shopping a céu aberto, repleta de lojinhas, lojas de grife, perfumaria, restaurantes, bares e muitos cantinhos floridos que se mesclam às escadarias, levando sempre a algum lugar com bonitas vistas.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º DIA - JUL.23 - QUI. - TAORMINA/ SIRACUSA/ TAORMINA

Pela manhã saída em direção a Siracusa, fundada pelos gregos sendo a mais importante da Grécia entre os séculos V e III a.C e a mais bela de todas. Veremos: a maravilhosa praça do Duomo, cujo piso combina com as cores das fachadas dos palácios e igrejas que rodeiam; o Duomo com sua fachada barroca e cujas colunas dóricas do antigo Templo de Atena do século V a.C, sustentam suas paredes; o Templo de Apolo, com colunas monolíticas do século VI a.C; o Palazzo Beneventano Del Bosco e a bela Fonte Aretusa. Nos arredores da cidade, visitaremos também o Parco Arqueológico com seu Teatro Romano, o altar de Hieron e o Teatro Grego. A seguir, retornando a Taormina, contemplaremos uma maravilha da natureza, o imponente Monte Etna, com 3.343 m de altura. Chegada ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

12º DIA - JUL.24 - SEX. - TAORMINA/ CATÂNIA/ MALTA

Em horário apropriado, saída em direção ao aeroporto de Catânia para embarque em voo com destino a fascinante República de Malta, pequeno arquipélago que possui milênios de história e já foi ocupado por diversos povos. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no The Palace Hotel ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

13º DIA - JUL.25 - SÁB. - MALTA/ TRÊS CIDADES/ MALTA

Em horário apropriado, iniciamos nossas visitas assistindo ao belo espetáculo audiovisual "Malta Experience", que mostra a história desse pequeno país. Após almoço em restaurante local, seguiremos para uma visita as Três Cidade, como são chamadas. Vittoriosa, Senglea e Cospicua, que se reuniram em um dos maiores projetos de arquitetura militar feitos pelos Cavaleiros da Ordem de São João - Cottonera Lines, uma única muralha circundando essas cidades, tendo sido Vittoriosa a primeira capital dos Cavaleiros quando esses chegaram a ilha em 1530. As cidades são belíssimas e cheias de história. Veremos suas principais atrações com destaque ao Palácio do Inquisidor, construído em 1530, o qual visitaremos. Após a visita, retorno ao nosso hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA - JUL.26 - DOM. - MALTA

Dia livre à disposição. Sugerimos opcionalmente fazer uma excursão para conhecer Gozo, uma das ilhas mais famosas do arquipélago.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

15º DIA - JUL.27 - SEG. - MALTA/VALLETTA/ MDINA/ RABAT/ MALTA

Saída para visitar Valletta, atual capital do arquipélago, fundada em 1530. No nosso tour conheceremos os Jardins Barrakka e veremos a Co-Catedral de São João Baptista, com suas tapeçarias e quadros pintados por Caravaggio. Caminharemos por suas históricas ruelas e passaremos pelo Palácio do Grande Mestre, sede da lendária Ordem dos Cavaleiros de São João, que governaram a ilha até 1798. Após prosseguiremos para as cidades de Mdina e Rabat. Mdina, conhecida como "a cidade silenciosa", antiga capital de Malta e localizada no centro da ilha. Caminharemos por suas ruas estreitas e chegaremos a Catedral de São Paulo, o monumento mais precioso da arquitetura barroca maltesa, e posteriormente conheceremos sua fortificação, com uma bela vista da ilha. Em Rabat, localizada do lado de fora das fortificações de Mdina, visitaremos a Casa Romana, ricamente decorada com belos mosaicos. Em seguida, retorno ao nosso hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

16º DIA - JUL.28 - TER. - MALTA/BRASIL

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com conexão em Frankfurt e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º DIA - JUL.29 - QUA. - BRASIL

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com conexão em Frankfurt e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

ROTEIRO PARA A SAÍDA DE SETEMBRO 07:

1º DIA - SET.07 - SEG. - BRASIL/ PALERMO

Assistência da nossa equipe aos passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque com conexão em Zurique e destino a Palermo.

2º DIA - SET.08 - TER. - PALERMO

Chegada à capital da Sicília - a maior ilha do Mediterrâneo, fundada pelos fenícios no séc. VII a.C. e um expressivo mosaico de arte e cultura. Recepção e traslado para hospedagem no Hotel Piazza Borsa ou similar.

3º DIA - SET.09 - QUA. - PALERMO/ MONREALE/ PALERMO

Palermo é o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília. Disputada no passado por fenícios, árabes, normandos e espanhóis, hoje atrai muitos turistas por seu rico passado e ar mediterrâneo, assim como, por sua história, arquitetura e a famosa culinária siciliana. Pela manhã city tour apreciando o Duomo, o Palácio Real, sede do poder desde o período bizantino entre outros monumentos. Em seguida veremos Monreale e a Capela Palatina, com seu suntuoso interior. Ao final, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º DIA - SET.10 - QUI. - PALERMO/ CEFALU/ PALERMO

Hoje seguiremos para Cefalù, um dos balneários mais bonitos e procurados da Sicília. Rodeado pelo azul do céu e do mar, reúne praia, história e muito charme. Visitaremos seu belo centro histórico cortado por uma série de ruazinhas e seu interessante museu. Uma caminhada nos levará a praça do Duomo, construído no século XI. Veremos também o "Lavatório", um lavadouro da época medieval inteiramente escavado na rocha. Tempo livre para usufruir deste agradável ambiente onde encontrará muitos restaurantes, lojas de artesanato e souvenires. Após nossa visita, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

5º DIA - SET.11 - SEX. - PALERMO/ TRAPANI/ SEGESTA/ PALERMO

Hoje visitaremos dois peculiares vilarejos: Trapani e Segesta. Trapani está em uma posição espetacular entre dois mares, de um lado o Mediterrâneo, do outro o mar Tirreno. Caminharemos por suas ruazinhas tranquilas para admirar todo o seu charme e observar as diferentes culturas dos povos que a dominaram, a fortificaram e construíram monumentos e edifícios, como a Catedral de São Lourenço, uma surpreendente mistura do estilo barroco e o neoclássico do século XV, e o Castelo do Mar, antiga fortaleza medieval, um dos melhores exemplos da arquitetura militar na Sicília. Após, seguiremos para Segesta e através dos vestígios de seus bem preservados templos, apreciaremos aquela que foi uma das cidades mais poderosas da Sicília grega. Visita a uma tradicional vinícola que produz o vinho fortificado, criado em 1770 e que desde então trouxe fama para a pequena Marsala. Vamos conhecer o processo de produção e claro, degustar o delicioso vinho. Após nossas visitas, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º DIA - SET.12 - SÁB. - PALERMO/ MILAZZO/ MESSINA/ REGGIO DI CALABRIA

Pela manhã saída em direção a Messina. Em nosso trajeto passaremos por diversos vilarejos típicos e chegaremos a Milazzo, onde os anos deixaram sua marca. Em nosso tour panorâmico observaremos sua origem medieval, e no topo da colina veremos seu imponente castelo e a cidadela fortificada. Após almoço em restaurante local, embarque em ferry para uma curta travessia do Estreito de Messina e prosseguimento para Reggio di Calabria. Chegada a maior e mais antiga cidade da região da Calábria. Hospedagem no Hotel Grand Excelsior ou similar. Banhada pelas esplêndidas águas do mar Jônico e Tirreno, a cidade é muito bonita. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDO.

7º DIA - SET.13 - DOM. - REGGIO DI CALABRIA

Seu clima acolhedor, as magnificas cores de suas praias, as encostas rochosas que se alternam com litorais arenosos, a natureza selvagem e misteriosa, os sabores intensos e autênticos da culinária local, as marcas antigas de suas origens, fazem desta região um lugar único para admirar. Em nosso city tour veremos sua orla marítima enfeitada por belas palmeiras, ricos palácios em estilo art nouveau e jardins com árvores centenárias, que já foi chamado de "o quilometro mais bonito da Itália", com destaques para os palacetes construídos em estilo veneziano. Veremos ainda a Catedral, o maior templo da Calábria, cuja origem acredita-se foi no ano 56 quando o apóstolo São Paulo peregrinava pela cidade. Na Piazza del Castello, as torres de seu antigo castelo expressa a grandeza do período aragonês. No Museu Arqueológico Nacional, estão as impressionantes estátuas de bronze de Riace e um grande acervo de achados arqueológicos da época greco-romana. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º DIA - SET.14 - SEG. - REGGIO DI CALABRIA/ GERACE/ SCILLA/ REGGIO DI CALABRIA

A continuação de nossas visitas, iremos em direção a Gerace e Scilla, duas cidadezinhas cenográficas impossíveis de não imortalizar em nossa memória. Chegada a Gerace, elegante aldeia e uma das mais lindas da Calábria. Fundada no século VII, conserva ainda um cenário e fascínio medieval. Protegida por um penhasco, é rica em história, cultura e monumentos como: a majestosa catedral, o castelo, palácios e construções de vários estilos arquitetônicos. Após almoço em restaurante local, seguiremos para Scilla, importante estância turística da Costa Violeta, assim chamada devido à cor que a água reflete nas horas do dia. Uma das mais belas aldeias da Itália, chamada de "A Veneza do Sul". Iremos caminhar por suas ruas estreitas e sinuosas onde as casas se estendem até o mar, admirando suas antigas fontes, praças e igrejas que formam um conjunto arquitetônico de grande beleza. Retorno ao hotel e restante do dia e noite livres.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º DIA - SET.15 - TER. - REGGIO DI CALABRIA/ MESSINA/ TAORMINA

Pela manhã, traslado para o porto e embarque em ferry com destino a Messina. Ao chegarmos, faremos breve panorâmica e logo após em curto trajeto rodoviário chegaremos a Taormina, a cidade do "bem viver". Hospedagem no Grand Hotel San Pietro ou similar. Restante do dia livre. Aproveite para uma relaxante caminhada, e usufrua de seus magníficos cenários emoldurados pelo mar Jônico.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º DIA - SET.16 - QUA. - TAORMINA

Taormina é o balneário turístico mais procurado da Sicília, e não é por acaso, pois a cidade encanta com a sua beleza que há séculos atrai nobres, príncipes e artistas. Pela manhã, visitaremos este exclusivo balneário e conheceremos o espetacular teatro greco-romano do séc. III a.C, iniciado pelos gregos e reconstruído pelos romanos. Veremos ainda o Palazzo Corvaia; a Piazza Vittorio Emmanuele; o Fórum Romano e o Duomo. Restante do dia livre. Aproveite para passear pela Corso Umberto e arredores, a rua é um verdadeiro shopping a céu aberto, repleta de lojinhas, lojas de grife, perfumaria, restaurantes, bares e muitos cantinhos floridos, que se mesclam às escadarias, levando sempre a algum lugar com bonitas vistas.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º DIA - SET.17 - QUI. - TAORMINA/SIRACUSA/ TAORMINA

Pela manhã saída em direção a Siracusa, fundada pelos gregos, sendo a mais importante da Grécia e entre os sécs. V e III a.C e a mais bela de todas. Veremos: a maravilhosa praça do Duomo, cujo piso combina com as cores das fachadas dos palácios e igrejas que a rodeiam; o Duomo com sua fachada barroca e cujas colunas dóricas do antigo Templo de Atena do século a.C sustentam suas paredes; o Templo de Apolo, com suas colunas monolíticas do século VI a.C.; o Palazzo Beneventano Del Bosco e a bela Fonte Aretusa. Visitaremos também o Parco Arqueológico com seu Teatro Romano, o altar de Hieron II e o Teatro Grego. A seguir, retornando a Taormina, contemplaremos uma maravilha da natureza, o imponente Monte Etna. Chegada ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

12º DIA - SET.18 - SEX. - TAORMINA/ CATÂNIA/ MALTA

Em horário apropriado, saída em direção ao aeroporto de Catânia para embarque em voo com destino a fascinantes República de Malta, pequeno arquipélago com milênios de história. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no The Palace Hotel ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

13º DIA - SET.19 - SÁB. - MALTA/ VALLETTA/ MDINA/ RABAT/ MALTA

Saída para visitar Valletta, atual capital do arquipélago fundada em 1530. No nosso tour conheceremos os Jardins Barrakka e veremos a Co-Catedral de São João Baptista, com suas tapeçarias e quadros pintados por Caravaggio. Caminharemos por suas históricas ruelas e passaremos pelo Palácio do Grande Mestre, sede da lendária Ordem dos Cavaleiros de São João, que governaram a ilha até 1798. Após prosseguiremos para as cidades de Mdina e Rabat. Mdina conhecida como a "cidade silenciosa", antiga capital de Malta e localizada no centro da ilha. Caminharemos por suas estreitas ruas e chegaremos a Catedral de São Paulo, o monumento mais preciosa da arquitetura barroca maltesa, e posteriormente conheceremos sua fortificação com uma bela vista da ilha. Em Rabat, visitaremos a Casa Romana, ricamente decorada com belos mosaicos. Em seguida, retorno ao nosso hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA - SET.20 - DOM. - MALTA/ TRÊS CIDADES/ MALTA

Em horário apropriado, iniciamos nossas visitas assistindo ao belo espetáculo audiovisual "Malta Experience", que mostra a história desse pequeno país. Seguiremos para as Três Cidades, como são chamadas Vittoriosa, Senglea e Cospicua que se reuniram dentro de um dos maiores projetos de arquitetura militar feitos pelos Cavaleiros da Ordem de São João - Cottonera Lines, uma única muralha circundado essas cidades, tendo sido Vittoriosa a primeira capital dos Cavaleiros quando esses chegaram a ilha em 1530. As cidades são belíssimas e cheias de história. Após almoço em restaurante local veremos uma de suas principais atrações, o Palácio do Inquisidor construído em 1530. Após a visita, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º DIA - SET.21 - SEG. - MALTA

Dia livre à disposição. Sugerimos opcionalmente fazer uma excursão para conhecer Gozo, uma das ilhas mais famosas do arquipélago.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º DIA - SET.22 - TER. - MALTA/ BRASIL

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com conexão em Frankfurt e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º DIA - SET.23 - QUA. - BRASIL

Chegada pela manhã ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS:

Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.

Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria luxo, primeira superior e primeira, ocupando apartamentos duplos com banheiro privativo, com taxas incluídas.

Café da manhã tipo Buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários respectivos.

Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” - menu fixo.

Visitas em ônibus privativos com guias locais falando português ou espanhol ou eventualmente em inglês.

Traslados dos aeroportos aos hotéis (e vv.) em ônibus privativo, mini ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português ou espanhol, ou eventualmente falando inglês.

Ferry boat no trecho Messina/ Reggio di Calábria/ Messina.

Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).

Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.

Cartão de Seguro e Assistência Internacional - April Plano Internacional Mundial.

Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a viagem (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:

Taxas de embarque nos aeroportos e portos. (Ver custo na tabela de preços).

Refeições não mencionadas como incluídas.

Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.

Passeios opcionais.

Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.

Gastos com passaportes e vistos.

Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.

A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA:

Cia. Aérea: Swiss e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.
1. São Paulo/ cnx Roma ou Zurique/ Palermo
2. Malta/ cnx Roma ou Frankfurt/ São Paulo

Emissão no exterior:
Catânia/ Malta

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES:

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir o seu lugar na viagem com tranquilidade.

GUIA BRASILEIRO:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 17º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA:

Cobertura Trip Protector + Cartão de Seguro April.

VISTOS (PARA PORTADORES DE PASSAPORTE BRASILEIRO):

Nenhum.
Passaporte Brasileiro: Validade mínima de 6 meses e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS:

Embora o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela não seja exigido, deve-se levar em conta que estas regras mudam sem aviso prévio. Recomendamos a todos manter seu certificado em dia e levá-lo junto com o passaporte. O certificado deverá ser emitido no mínimo de até 11 dias antes do embarque. Consulte seu despachante.

Gostou deste roteiro? Solicite mais informações.