GO4 BRAZIL

ENTRE SÃO PAULO E MINAS GERAIS

NO INTERIOR É QUE SE VIVE NAS RODAS DO MEU TEMPO! Brasil Self Drive
Personalizada
Atibaia, Serra Negra e Monte Verde.
sob consulta
SERRA NEGRA ATIBAIA
Compartilhe:

SÃO PAULO E MINAS GERAIS

Chegar às Minas Gerais de carro pode parecer muita quilometragem..., mas não é! Curta esse itinerário especialmente desenhado para aproveitar o melhor ar puro do interior, o silêncio das cidades menores e chegar até Minas Gerais que guarda entre tantas relíquias, a cidade de Monte Verde. Uma verdadeira joia que conserva o ritmo do interior mineiro, com o melhor da gastronomia dos dois estados.

E tudo isso, percorrendo apenas pouco mais de 450 Km.

Mas como se trata de um roteiro para você fazer com seu próprio carro, ou alugando um carro conosco, se preferir, quem vai dizer o tempo ideal em cada lugar, é você. Nós podemos sugerir o roteiro, como já estamos fazendo, mas se você preferir, também podemos cuidar de suas reservas. Pode deixar tudo por nossa conta, enquanto você pensa em como tirar uns dias de folga e prepara as malas, quem sabe convida mais alguém. Sabemos o quanto é importante programar uma viagem e pensar em todos os detalhes toma tempo, exige pesquisa. E não se programar, pode sair mais caro.

Sobre lugares onde se hospedar, tudo depende do estilo de hotel que você gosta e de quanto você pretende gastar. Essa rota tem propostas bem exclusivas de hotéis até pousadinhas charmosas, que dependendo da sua escolha, pode modificar completamente o custo da viagem. Diga-nos qual a sua proposta de viagem e nós traremos nossas sugestões de onde ficar.

Também podemos acrescentar muitas dicas que talvez você jamais descobriria sozinho, afinal essa é nossa especialidade: facilitar sua vida!

O QUE ESPERAR DE ATIBAIA

Atibaia era rota dos bandeirantes que desbravaram as terras virgens do interior do país em busca de índios e pedras preciosas. O destino era Minas Gerais, mas eram necessárias paradas.

A primeira delas era realizada ainda nas proximidades da cidade de São Paulo, uma colina banhada por um rio, que os índios chamavam de "tubaia" ou "atubaia", cujo significado é "água agradável ao paladar".

Assim, Jerônimo de Camargo, um bandeirante descendente de uma tradicional família paulista, decidiu fixar moradia, numa fazenda. Construiu uma capela para seu padroeiro São João Batista, inaugurada em 24 de junho de 1665, data que é considerada a de fundação do município.

Ao longo dos subsequentes 100 anos, um povoado foi se formando nos arredores e a pequena capela passou a ter um padre próprio. Com a morte de Jerônimo de Camargo, o seu trabalho com o gado e a emancipação do vilarejo ficou a cargo de seus descendentes. Somente em 1747 o vilarejo virou freguesia e recebeu o nome de São João de Tybhaia. Em 1769, a corte portuguesa a elevou a categoria de vila e município e 1770 foi inaugurada a Câmara Municipal.

Dali para a frente o progresso foi enorme e em dezembro de 1905, passou-se a chamar Atibaia. Atualmente, considerada estância climática, tem muitos atrativos para quem passar alguns dias de descanso pela cidade, sozinho, em casal ou com a família. Tem passeio de Maria-fumaça, opções de arvorismo, pedaladas pelas trilhas que vão até o topo da Pedra Grande. Famosa também pelos saltos de asa delta ou paraglider, com um dos melhores instrutores do país.

Pelo fato de sua colonização ter sido portuguesa e japonesa a cidade possui um grande roteiro de compras como, por exemplo, os deliciosos doces lusitanos e os lindos tapetes produzidos com as antigas técnicas que foram trazidas do Alentejo. Para os que procuram produtos da cultura japonesa é possível encontrar na cidade bonsais e cerâmicas orientais à venda.

Onde se hospedar

Muitas sugestões a lhe apresentar ... conte-nos como ela seria perfeita:

• Em hotel horizontal, cercado de muita natureza, piscina e bons serviços
• Em uma pousada rústica com instalações confortáveis e bom café da manhã
• Em pousada estilo fazenda
• Faixa de preço pretendida

Imperdível

• As plantações de morango, onde os turistas podem conhecer de perto as plantações desta fruta e de flores (período do ano específico de 01 de julho até 29 de outubro). Atibaia responde pela produção de 60% do total em todo o Estado.
• Voo de balão - precisa ser agendado, mas proporciona uma vista linda da cidade e momentos memoráveis.

O QUE ESPERAR DE SERRA NEGRA

Serra Negra é uma estância hidromineral paulista. A cidade oferece parques, fontes medicinais, algumas opções de turismo para estar em contato com a natureza e muitas outras atrações de turismo rural. Nos fins de semana, recebe bastante visitantes das cidades vizinhas e da capital.

Ela faz parte do Circuito das Águas Paulista. Mas o que lhe emprestou a fama não foram as águas e sim a sua produção e venda de malhas e artigos em couro. A diversidade de lojinhas, fazem da rua central um verdadeiro shopping a céu aberto.

A cidade oferece também muitas opções na gastronomia. Ou seja, parada obrigatória para sua viagem ... São Paulo com ligeiro sotaque de Minas.

Onde se hospedar

Muitas sugestões a lhe apresentar ... conte-nos como ela seria perfeita:

• Em hotel horizontal, cercado de muita natureza, piscina e bons serviços
• Em uma pousada rústica com instalações confortáveis e bom café da manhã
• Em pousada estilo fazenda
• Faixa de preço pretendida

Imperdível

• Fazer uma reserva para a visitação a uma das fazendas da região. A região tem belas fazendas onde é possível conhecer um pouco sobre o plantio do café e outros orgânicos.

O QUE ESPERAR DE MONTE VERDE

Charmosa demais! Distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais. Aqui se curte o friozinho do inverno, ou o friozinho típico de serra nas outras estações.
Sua história está baseada em um imigrante da Letônia que veio para o Brasil em 1913 que, ao se casar, levou a esposa em lua de mel para Campos do Jordão, cidade vizinha.

Ele, Verner Grinberg e ela Emilia Leismer, se apaixonaram pela região. Mas Campos do Jordão foi ficando movimentada demais e eles então resolveram sair pelas redondezas em busca de algum lugar mais tranquilo, de montanha, para viver com a esposa. Comprou uma fazenda em Campos do Jaguari, veio com a família e depois trouxe amigos que juntos fizeram prosperar esse pequeno distrito.

Onde se hospedar

Muitas sugestões a lhe apresentar ... conte-nos como ela seria perfeita:

• Em hotel horizontal, cercado de muita natureza, piscina e bons serviços
• Em uma pousada rústica com instalações confortáveis e bom café da manhã
• Em pousada estilo fazenda
• Faixa de preço pretendida

Imperdível

• Em julho acontece o Festival de Inverno de Monte Verde, com diversos espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo. É também quando a maior parte dos turistas prefere viajar para curtir o frio da Serra da Mantiqueira.
• O tour de bicicleta, por exemplo, é uma opção perfeita de contato com a natureza. O passeio termina com um delicioso piquenique na vila da Cia. Melhoramentos. O lugar é de uma tranquilidade inspiradora.
• Para quem não quer fazer muito esforço, dá para fazer apenas o piquenique.

IMPORTANTE

Devido a pandemia do novo corona vírus algumas atrações podem não estar funcionando ou apenas com horários restritos.

Gostou deste roteiro? Solicite mais informações.